Alita Sá Rego - coordenadora do laboratório de audiovisual (Laborav) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Trabalhou como diretora e editora do programa Globo Ecologia (TV Globo e Canal Futura), produtora e repórter do programa Documento Especial (TV SBT) entre outros. Fez parte da equipe do curta-metragem “Morangos Mofados” (Rubem Corveto) e do documentário “Sonhos e Histórias de Fantasmas” (Artur Omar). É doutora em Comunicação e Cultura, com especialização em audiovisual.
►Mostra Fronteiras Imaginárias
Beth Formaggini – diretora e roteirista de cinema. Entre suas últimas produções estão filmes como Angeli 24h (2010); Cidades Invisíveis (2009); Coutinho.doc– Apto 608 (2008); Memória para Uso Diário (2007), eleito Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival do Rio BR; Nobreza Popular (2003); Walter.doc - O Tempo é Sempre Presente (2000); Vida de Criança (1998); Pontos de Vista (1995); Touche Pas à Mon Pote (1987) entre outros. Ainda produziu longas como “A Etnografia da Amizade (2007), de Ricardo Miranda; Novela na Santa Casa (2006), de Cathie Levy; Em Trânsito (2005), de Henri Gervaiseau; Bendito Fruto (2004), de Sérgio Goldemberg; Joaquim.doc (2003), de Mário Carneiro; Peões (2003), Edifício Master (2001) e Babilônia 2000(2000), de Eduardo Coutinho.
Ricardo Alves Júnior - formado em Direção Cinematográfica pela Universidad del Cine (Argentina). Seu primeiro curta-metragem "Material Bruto" (2006) recebeu mais de 10 prêmios em festivais nacionais e internacionais. "Convite para Jantar com o Camarada Stalin" (2007) ganhou o prêmio de Melhor Curta Experimental no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e ainda Melhor Curta-Metragem, Direção e Fotografia no 40º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Atualmente finaliza seu terceiro curta-metragem intitulado “Permanências”.
Fundada há mais de 30 anos, a ABDeC-RJ representa os cineastas de curta-metragens e documentários no Rio de Janeiro. Este prêmio é um reconhecimento à produção cultural cinematográfica, escolhendo um filme das mostras competitivas que receberá o Troféu ABDeC-RJ.
Jurados:
Clementino Júnior
Carlos Maia
► Júri ASCINE-RJ
O júri ASCINE-RJ (Associação dos Cineclubes do Rio de Janeiro) no Visões Periféricas 2010 será composto por três membros. Durante a cerimônia de encerramento do festival será entregue um troféu simbólico confeccionado especialmente para a ocasião e um texto escrito pelo júri, justificando a escolha. O filme premiado também será convidado a participar de um circuito composto pelos cineclubes filiados, em data a ser definida.
O júri ASCINE-RJ será formado por:
Monique Franco – Cineclube Cinema Paraíso
Fabrício Machado Ramos - Cineclube Cine Chega Mais
Priscilla Duarte – Cineclube Cine Arte UERJ