Madureira valeu 21 filmes

Idealizado pela Imaginário Digital, a oficina de audiovisual “Madureira Vale um Filme” durante uma semana trabalhou com um grupo de 21 participantes, sendo residentes ou estudantes da Região Administrativa de Madureira (Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcante, Engenheiro Leal, Honório Gurgel, Madureira, Marechal Hermes, Osvaldo Cruz, Quintino Bocaiúva, Rocha Miranda, Turiaçu, Vaz Lobo), zona norte do Rio de Janeiro.

A oficina “Madureira Vale um Filme” aconteceu no período de 20 a 24 de agosto de 2012 na Nave do Conhecimento em Madureira (Parque Madureira, s/nº – Altura da Rua Manuel Marques Madureira, Rio de Janeiro – RJ).  Teve como objetivo geral introduzir esses jovens na estética audiovisual através da produção de vídeos com duração de até 3min. Os vídeos tiveram como principal tema o bairro de Madureira, seus moradores e cultura. Durante a oficina cada um dos participantes cumpriu uma carga horária mínima de 8h. Cada um desenvolveu um vídeo de 3min em cima da proposta apresentada na ficha de inscrição com o acompanhamento de um orientador durante esse tempo. O orientador acompanhou desde a criação do vídeo até a edição final, sempre respeitando o desejo criativo do participante. Foram disponibilizados equipamento para a gravação e edição dos vídeos.

No final da oficina cada participante produziu o seu vídeo que teve estreia em uma sessão exclusiva para o diretor e seus convidados, dentro do encerramento da 6ª edição do Festival Visões Periféricas, que ocorreu no último sábado (25.08), no Centro Cultural Justiça Federal.

Os vídeos foram avaliados por um júri de especialistas na área de audiovisual. Os cinco melhores foram premiados cada um com o valor de *R$ 1.400,00 (*deste valor foram descontados os impostos devidos).

Madureira Vale um Filme contou com o patrocínio da CCR com apoio institucional da Secretaria de Ciência e Tecnologia do município do Rio de Janeiro.

Conheça os cinco vídeos premiados:
  • Alegria de pobre, de Tatiane Gomes Bezerra Nascimento
  • Amigo imaginário, de Rachel Desirée Mattos Soares
  • Histórias e estórias, de João Carlos Farias Nogueira
  • O duelo, de Pedro Albuquerque Rodrigues
  • Welcome to Madureira, de Leo Nogueira
Confira os demais vídeos produzidos em: www.madureiravaleumfilme.com

© 2024 Visões Periféricas | Rivello/Menta