Visões Periféricas - Festival


Imaginário Digital

Iniciamos mais uma edição do Festival Visões Periféricas certos de que estamos num momento muito especial. Desde que surgimos em 2008, a gente vem pensando, criando, produzindo projetos a partir dessas três áreas do conhecimento: o audiovisual, a educação e a tecnologia. O Visões Periféricas representa muito bem a integração desses três pilares.

Este ano, além de todas as mostras de filmes teremos, como parte da programação do festival, o II Seminário Deseducando o Olhar. A iniciativa surgiu em 2009 durante a 3ª edição do evento quando tivemos a oportunidade de reunir educadores, pesquisadores e realizadores das várias partes do país para refletir, debater, trocar ideias sobre a importância do audiovisual na educação formal e informal.

Dessa vez, em parceria com o Programa de Pós Graduação em Comunicação da UERJ, o seminário será formado por mesas antecedidas por uma programação de curtas-metragens que fazem parte da programação do festival deste ano. Participarão os realizadores dos filmes, coordenadores de projetos e membros da academia. Educadores da rede pública e privada, bem como estudantes estão convidados a participarem.

Ano passado realizamos o projeto Madureira Vale um Filme que consistiu numa oficina de criação audiovisual para jovens moradores do bairro, buscando valorizar a cultura do local. O projeto que fez parte da programação do festival foi um sucesso e este ano se expande e ganha autonomia. Denominado de Meu Bairro Vale um Filme, será realizado novamente em Madureira e ganhou mais um bairro: Irajá.

Além desses projetos, vimos desenvolvendo oficinas em escolas da rede pública e exibições em espaços populares. A Imaginário Digital acredita nas parcerias e nas múltiplas possibilidades de estar e se mover pela cidade. Nossos projetos buscam alcançar todos os lugares seja por meio físico ou virtual.

Não à toa o Visões Periféricas está aí há sete anos representando muito bem o que somos, pensamos e queremos neste lugar que acreditamos ser muito privilegiado. Com uma programação vasta, diversificada, sempre renovada e inovada, o projeto já se tornou parte do calendário cultural da cidade. E com ele vamos caminhando e nos alimentando dessa fonte fecunda, jovem, revolucionária para criar novos projetos.

Confira a programação dessa 7ª edição e divirta-se!!

Karine Melissa Mueller e Marcio Blanco
Diretores Associação Imaginário Digital
www.imaginariodigital.org.br




© 2024 Visões Periféricas | Rivello/Menta