Inscrição - Regulamento

Regulamento

 A oficina “Madureira Vale um Filme” vai acontecer do dia 20 a 24 de agosto de 2012 na Nave do Conhecimento em Madureira. Serão selecionados até 30 participantes, de acordo com os critérios de seleção.

O endereço da Nave do Conhecimento é Parque Madureira, s/nº – Altura da Rua Manuel Marques Madureira, Rio de Janeiro (RJ).

Durante a oficina cada um dos participantes terá de cumprir na uma carga horária mínima de 8 horas. Ele deverá desenvolver um vídeo de 3min em cima da proposta apresentada na ficha de inscrição com o acompanhamento de um orientador durante esse tempo. O orientador irá acompanhá-lo desde a criação do vídeo até a edição final, sempre respeitando o desejo criativo do participante.

A oficina irá disponibilizar equipamento para gravação e edição dos vídeos.

A oficina irá acontecer na Nave do Conhecimento Madureira nos turnos da manhã e tarde.

Turno da manhã: 9 às 13h

Turno da tarde: 14 às 18h

Na ficha de inscrição o candidato deverá indicar a disponibilidade para fazer a oficina.

A responsabilidade pela locomoção até a oficina é do participante.

A oficina oferece transporte para os participantes se deslocarem do local da oficina para os locais de gravação dos vídeos.

A oficina oferece almoço para os participantes.

Quem pode se inscrever na oficina?

As Inscrições da oficina “Madureira Vale um Filme” estão abertas até a meia-noite do dia 15 de agosto aqui neste site.
 
A inscrição para a oficina está aberta para o público em geral a partir dos 16 anos de idade. Não é obrigatório ter experiência anterior na realização de filmes. O candidato deverá estudar ou residir em Madureira, o que deve ser comprovado com documentação (conta de luz, gás, comprovante de matrícula em instituição de ensino etc)

Caso o selecionado seja menor de idade ele deverá apresentar uma autorização dos responsáveis para participar da oficina. Se não puder comprovar autorização, sua vaga será ocupada por outro candidato.

O candidato deve ter disponibilidade para completar no mínimo 8 horas de carga horária de oficina no turno da manhã ou da tarde.

O atraso ou a ausência no primeiro dia implica na exclusão automática do participante.

Critérios e resultado da seleção

Os participantes deverão ser selecionados tendo em vista os principais critérios:

- Criatividade e síntese na elaboração da ideia contida na ficha de inscrição;

- Disponibilidade para participar da oficina nos horários e turnos oferecidos;

- Ter residência ou estudar na Região Administrativa de Madureira (Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcante, Engenheiro Leal, Honório Gurgel, Madureira, Marechal Hermes, Osvaldo Cruz, Quintino Bocaiúva, Rocha Miranda, Turiaçu, Vaz Lobo). 

A coordenação da oficina entrará em contato com os pré-selecionados nos dias 13, 14, 15 e 16 de Agosto. Nos dias 15 e 16 de agosto eles deverão se apresentar na Nave do Conhecimento Madureira (Parque Madureira,s/n – Altura da Rua Manuel Marques Madureira, Rio de Janeiro – RJ) para apresentação do comprovante de residência ou comprovante de matrícula em instituição de ensino. Se for menor de idade deverá levar a autorização dos responsáveis assinada.

A lista final com os selecionados para a oficina será divulgada no dia 17 de agosto aqui neste site.

A coordenação da oficina irá selecionar entre 20 e 30 participantes de acordo com os critérios de seleção.


Exibição dos filmes e premiação


No dia 25 de agosto todos os vídeos serão exibidos em uma sessão dentro da 6ª edição do Festival Visões Periféricas no Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241, Centro, RJ). Os vídeos serão analisados por um júri formado por três especialistas na área de audiovisual. Eles irão escolher os cinco melhores vídeos da oficina e cada um receberá um prêmio de *R$ 1.400,00.

Importante:
- A decisão do júri é soberana e não poderá ser contestada.

- O atraso ou a ausência no primeiro dia implica na exclusão automática do participante.

*deste valor serão descontados os impostos devidos.

Juri


Patricia Rebello - Doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora do departamento de Relações Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do comitê de seleção do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade.
 
Batman Zavareze - Graduou-se em Comunicação Visual no Rio de Janeiro, iniciando sua experiência profisional na MTV-Rio em 1992.Tem trabalhado com projetos multidisciplinares ligados a imagem, audiovisuais como exposições, shows e peças de teatro e programas broadcasting para canais televisivos brasileiros e internacionais, tais como: MTV-Brasil, Multishow, GNT, Sport TV, Futura, Tv Senac, People n Arts, Discovery, Rai Due. É o idealizador, diretor e curador do projeto cultural Festival Multiplicidade>Imagem_Som_Inusitados (www.multiplicidade.com), realizando espetáculos de arte digital e música avançada com regularidade, pelo oitavo ano consecutivo, no centro de Arte e Tecnologia Oi Futuro e no Teatro Oi Casa Grande. Em 2012 abrirá a temporada em agosto dirigindo o centésimo espetáculo do festival.

Inscrições encerradas!